Olá Engenheiros(as) Ambientais e estudantes de engenharia, como vamos de quarentena?

Em razão da Declaração de Pandemia de Coronavírus feita pela Organização Mundial de Saúde – OMS feita no dia 11/03/2020, foram adotadas diversas medidas para evitar a disseminação do Covid-19, como distanciamento social, que culminou no cancelamento/adiamento de quaisquer atividades que gere aglomerações de pessoas.

Não devemos sair de casa a não ser em caso de extrema necessidade, sempre, seguindo todas as orientações de higiene da OMS. Cuide da sua saúde, da sua família e se proteja.

Escolas e Faculdade estão de quarentena desde o dia 16/03/2020, muitas delas já estão ministrando aulas online para os alunos da modalidade presencial, uma forma de não atrasarem o calendário letivo. Como em qualquer situação pode ser encontrado um ponto positivo, essa é a oportunidade de muitos alunos conhecerem o ensino a distância e se adequar a ele. Esse é um assunto que quero discutir com vocês após o final do período de quarentena;

A quarentena não é período de férias! Quem está cursando o ensino superior ou pós graduação deve seguir estudando ao menos nos horários em que estaria na sala de aula. No entanto, como ainda assim o podemos ter tempo ociosos, por que não aproveitamos para buscar conhecimento?

Várias instituições sérias oferecem cursos online de qualidade e por preços acessíveis, seguem as minhas sugestões para vocês:

1. Fundação Bradesco

O Bradesco possui a Escola Virtual Fundação Bradesco. A plataforma de ensino disponibiliza mais de 80 cursos entre totalmente online e semipresenciais de diversas áreas. Os cursos online oferecidos englobam: Administração, Aperfeiçoamento e Comportamental, Banco de Dados, Desenvolvimento de Aplicativos, Gestão e Governança, além de Informática.

2. Udemy

O marketplace líder global para ensino e aprendizado, a Udemy contempla cursos de diversas áreas e possui mais de 30 cursos Gratuitos.

3. Data Science Academy Power Bi e Ciência de Dados

A DSA, é uma plataforma com 18 anos de experiências diversas nas áreas de educação e tecnologia, possuindo cursos gratuitos.

4. VOITTO

A voitto, é uma escola de gestão com curso online da área de gestão, possuindo cursos gratuitos.

5. Fundação Getulio Vargas

A Fundação Getúlio Vargas é outra excelente opção entre os sites que oferecem cursos online gratuitos.

6. Escola Virtual

O projeto consiste em um conjunto de serviços disponibilizados em um Portal Único de Governo.

7. Veduca

O Veduca é um portal de educação que também dispõe de cursos grátis.

8. Senado Federal

O Saberes é a Escola Virtual do Senado Federal. Todos os cursos são online e de graça.

9. Instituto Tim

O TIM Tec O instituto tem como foco os estudos na área tecnológica.

10. BM&FBovespa

São oferecidos pelo BM&FBovespa (agora chamado B3) cursos online pagos e de graça.

11. SENAR

O Portal de Educação a Distância do SENAR conta com 51 cursos de capacitação.

12. SEBRAE

O SEBRAE tem como missão colaborar com o desenvolvimento do país através da profissionalização, o SEBRAE disponibiliza 223 cursos gratuitos a distância.

13. Buzzero

O Buzzero é outra opção dentre os sites que oferecem cursos online gratuitos.

14. PoCa – UFSCar

A Universidade Federal de São Carlos, considerada uma das melhores do país, mantém uma plataforma de cursos rápidos online grátis.

15. Porto Gente

A Escola Virtual Porto Gente possui cursos para profissionais interessados nas áreas de Transporte e Logística, Comércio, Gestão de Qualidade, Comunicação, Saúde e Segurança e Turismo.

16. Facebook

O Facebook Blueprint possui um amplo catálogo de cursos na área de marketing. O objetivo é dar ferramentas aos empreendedores para que sejam bem-sucedidos na divulgação nas redes sociais. Os cursos ensinam desde como criar uma página no Facebook até melhores práticas de marca.

17. Microsoft

É desenvolvedor? Profissional de TI? Profissional de Banco de Dados? Você encontrará cursos muito úteis na Microsoft Virtual Academy. O conteúdo foi elaborado por especialistas, e você terá acesso online e gratuito. Os materiais das aulas estão em inglês.

18. nesp Aberta

A Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) é responsável pela Unesp Aberta. O ambiente de ensino disponibiliza cursos totalmente gratuitos. Os cursos abrangem as áreas de Biológicas, Exatas e Humanas. Além disso, você tem acesso a e-books variados.

19. SESI

O SESIoferece cursos de Educação a Distância (EaD) de graça. Os cursos são das mais diversas áreas, entre elas: Administração, Exatas, Meio Ambiente, entre outras.

20. UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão os cursos abrangem as áreas de Agronomia, Biologia, Direito, Educação, Engenharia, Filosofia, Geografia, Gestão, Turismo e TI.

21. Qualifica Mais Brasília

O programa Qualifica Mais Brasília é de iniciativa do governo do estado. Os estudantes e profissionais têm a oportunidade de se qualificar em suas áreas e de prosperar na carreira escolhida.

22. Coursera

Ao acessar o site Coursera, você se depara com a oferta de cursos bastante variados, que podem ter seu conteúdo nos idiomas português, espanhol e inglês.

23. e-Unicamp

O e-Unicamp é um portal que tem por finalidade disseminar o conhecimento. Este é mais um dos sites que oferecem cursos online gratuitos como uma oportunidade de aprendizagem de boa qualidade.

24. BBC Learning

Já pensou aprender inglês com ninguém menos que a BBC. Pois é, mas você pode sim, através do BBC Learning English. O método de ensino é o melhor de tudo: você irá aprender inglês com as reportagens da BBC.

25. Khan Academy

O Khan Academy tem cursos nas disciplinas de Matemática (de acordo com o ano escolar ou com o assunto), Ciências e Engenharia, Economia e Finanças e Computação.

26. IFSP

O Instituto Federal de São Paulo mantém a sua própria plataforma de cursos MOOC, que aborda temas como desenvolvimento web, produção de texto e redação científica.

27. Engeduca

O Engeduca disponibiliza alguns de seus cursos sem pagar nada. São: Contraventamentos e Ações em Galpões Industriais, elaboração de Texto Técnico-Científico, Gestão da Inovação, Segurança e Saúde no Trabalho – Constru1

28. Enap

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) oferece uma Escola Virtual pronta para a capacitação de profissionais na área.

Continuem a ter os cuidados redobrados com sua saúde, fica em casa e obedeça às orientações dos órgãos. Esperamos ter contribuído com o seu aprendizado durante esse período que todos terão que passar.

APEA-ES – Associação dos Profissionais de Engenharia Ambiental -ES

Juntos somos mais fortes!